Aquarelas de Viagem – Dante Mendonça e Fernando Popp
No dia o5/Novembro às 19 horas, abriremos a exposição Aquarelas de Viagem STRASBOURG – ALSACE por Dante Mendonça e Fernando Popp.
Os dois artistas oferecem um olhar vibrante sobre a cidade de Strasbourg, capital da região Grand Est e capital da Europa.
Estrasburgo, a capital da Alsácia, repleta das cores da Primavera em maio de 2019, mostra-se nas aquarelas de Dante Mendonça e Fernando Popp. São cenas da Catedral de Notre Dame de Estrasburgo, monumento gótico com seu relógio astronômico, uma alegoria do tempo e das idades com mecanismo acionado sempre na hora do almoço. A mais antiga catedral gótica da Europa está colada na mais bela casa da cidade, a Maison Kammerzell, à direita, e ladeada à esquerda pelo Palácio Rohan. Isso tudo na Grande Île, Patrimônio da Humanidade que também tem a Ópera, as praças Broglie, Kléber e Gutenberg, os restaurantes e winstubs com especialidades como o foie gras nascido na região e a tarte flambée, cafés, vendedores de artesanato e das famosas bolachas amanteigadas, o rio Ill com seus barcos.
Meio francesa, meio alemã ao longo da história, Estrasburgo concentra no bairro Petite-France a arquitetura típica germânica, nas casas de enxaimel, nas janelas com cortinas rendadas, nos parapeitos bordados de gerânios, na alegre convivência da praça que homenageia o grande aquarelista local Benjamin Zix. As pontes cobertas não têm mais o antigo telhado de madeira, mas continuam ligando as três torres de defesa, marcas dos muros da velha Estrasburgo. A barragem Vauban, incrível obra de engenharia de Sébastien Le Prestre de Vauban, ainda é capaz de abrir suas comportas e inundar os acessos da cidade, deixando os invasores inimigos presos na lama.
A “cidade das estradas” é a capital da Europa, concentrando na parte nova, junto ao Parque Orangerie, moderníssimos edifícios sedes do Parlamento Europeu, do Conselho da Europa e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Se Estrasburgo tem Petite-France, na Rota do Vinho ao longo do Rio Reno está Colmar, com sua Petite Venise cheia de canais. No caminho até a charmosa cidade, terras de vinhedos e de taças cheias de qualidade e sabor. Riesling, pinot, gewürstraminer e muscat são vinhos de encher de orgulho a boca dos produtores e dos visitantes. De Estrasburgo a Colmar há fortalezas, castelos, muros de pedra, vetustas edificações, vielas e miradouros em burgos romanos e medievais como Ribeauvillé, Riquewihr, Kaysersberg e o Castelo de Haut Koenigsbourg. Paisagens de inspirar aquarelas.
_____________________________________________________________________________
Dante Mendonça, aquarelista desde um curso em Paris em 2010, é catarinense de Nova Trento radicado em Curitiba, cartunista, jornalista e escritor com assento na Academia Paranaense de Letras. Entre suas obras publicadas estão Curitiba – Melhores Defeitos, Piores Qualidades, A Banda Polaca, Maria Batalhão e crônicas reunidas em O Diabo Ataca no Varejo. Atualmente é cronista da Gazeta do Povo.
Fernando Popp, aquarelista desde o mesmo curso em Paris em 2010, é catarinense de Joinville radicado em Curitiba, arquiteto de carreira consolidada no Ippuc, autor ou participante de projetos diferenciados como o Memorial de Curitiba, a Cinemateca, o Conservatório de MPB e o complexo da Casa da Memória.
Data: 05.11 a 20.12
Local: Café Babette
Horário: Segunda a Sexta das 09 às 21 horas e aos sábados das 09 às 12 horas.
Entrada Gratuita